Vintage Session – #2 – Filme: Keep Punching

Keep Punching estreou em 1939. Henry Jackson, conhecido como Little Dynamite, é um campeão de boxe, que concorda em virar profissional quando abordado pelo empresário Ed Watson, apesar da oposição criada por seu pai e sua namorada. O lutador reencontra Frank Harrison, um velho amigo de escola que também tem envolvimento com o boxe. Porém, Harrison é corrupto e arma para que Henry perca uma grande luta. Para garantir tal feito, apresenta o “amigo” à Jerry Jordan, que é instruída a fazê-lo beber e ficar fora até tarde. Um dia antes da luta, por ordens de Harrison, Jerry é orientada à entregar à Jackson uma poção para dormir. Jerry está apaixonada por Jackson, mas finalmente concorda com a trapaça após Harrison ameaçá-la. Poucas horas antes da luta, em uma festa onde a bebida alterada será servida, sem que ninguém, nem mesmo Jerry, veja, acontece uma troca de copos e Jackson sai ileso. Henry começa perdendo a luta, o que faz Jerry se sentir culpada e ir para uma igreja pedir perdão. Ao final, Henry sai vencedor. Frank, que apostou no oponente, perde todo seu dinheiro e é morto por credores irritados.

Este filme não é um musical, mas tem duas cenas de dança. Em uma delas podemos ver dançarinos apresentando a Big Apple: dança circular composta por tradicionais passos de jazz e muito popular na década de 30, nos Estados Unidos. Na verdade, nas danças sociais, ela nunca era realizada da mesma maneira duas vezes, pois havia sempre um “visitante” que chamava os passos em resposta à música.(Saiba tudo sobre a Big Apple aqui.)

Neste vídeo, no entanto, a rotina apresentada foi coreografada por Frankie Manning em 1937. Ao prestar atenção na cena, é possível ouvir Frankie ditando os passos. Podemos ver os hoppers Thomas “Tops” Lee e Wilda Crawford, William Downes e Francis “Mickey” Jones, Joyce Daniels e Al Daniels, Norma Miller e George Grenidge, e Frankie Manning e Lucille Middleton.

Os Whitey’s Lindy Hoppers apresentaram esta rotina em turnê entre 1938 e 1939 ao redor da Austrália e da Nova Zelândia, e eram chamados de “Big Apple Dancers” no meio teatral; recebendo grande destaque da mídia e, aparentemente, conquistando os corações dos australianos.

Neste trecho de ‘Keep Punching’ os Lindy Hoppers aparecem também em outra cena: uma competição de dança onde fazem incríveis acrobacias no meio da pista cheia de gente. Como em outros filmes, esta cena é pura ficção, pois aéreos nunca são feitos em espaços pequenos, com outras pessoas dançando por perto. Mas é muito interessante o contraste entre a precisão e energia dos Lindy Hoppers e os demais dançarinos na pista de dança.

Referências:
http://www.savoystyle.com/big_apple.html
http://www.imdb.com/title/tt0135501/
http://www.tcm.com/tcmdb/title/319748/Keep-Punching/

Posted in Lindy Hop and tagged , , , , .