Conheça mais sobre Gene Krupa, baterista enérgico e extravagante!

Gene Krupa, nascido em Chicago em 15 de janeiro de 1909, foi um influente baterista de jazz e compositor estadunidense, famoso por seu estilo enérgico e extravagante.  

Gene era o caçula de nove filhos de Bartley e Ann Krupa. Todos os filhos tiveram que começar a trabalhar muito cedo, inclusive Gene, que começou aos onze anos. Seu irmão Pete trabalhou na loja de instrumentos Brown Music Company e conseguiu um emprego para Gene.  Apesar de estudar saxofone na escola, Gene mudou para a bateria porque eram os itens mais baratos na loja de música onde trabalhavam.

Krupa começou sua carreira como baterista profissional na metade da década de 1920, em Wisconsin. Quando se mudou para Nova York, em 1929, tocou com grandes nomes do Jazz como Glenn Miller e Benny Goodman. Mais tarde, Krupa e Goodman se juntaram à Teddy Wilson para formar a banda Goodman Trio and Quartet, que fez enorme sucesso em diversos bailes de swing dance.

O desempenho clássico de Gene em “Sing Sing Sing” foi anunciado como o primeiro solo de bateria estendido no jazz, tornando-se um clássico de bateria da era Swing, e portanto, a música que não pode faltar nas festas de Lindy Hop, tornando-se inclusive clássico de filmes, como em Swing Kids (1993).

Fontes: Wikipedia http://www.drummerman.net/biography.html

Posted in Jazz and tagged , , , , , , , , , , , .