21 Filmes para assistir cantando e dançando

Se você é, assim como eu, apaixonado por dança, musica e cinema, vai agora a lista que preparei abaixo. Prepare a pipoca, afaste o sofá da sala e calce seu sapato de dança favorito! A maioria dos filmes nessa lista são bem antigos, alguns são mais velhos que eu :D, então preferi colocar os trailers na listagem, ao invés de um trecho do filme, pra que a gente veja como as coisas mudaram e se divertir muito com a narrativa da época também.

Obs.: A ordem abaixo não define a prioridade, é apenas a sequencia em que fui lembrando dos filmes. 😉

1 – Grease (John Travolta – bad boy)

Está no Netflix: Sim 🙂

Nome em português: Nos Tempos da Brilhantina

Ano: 1978

Sinopse: É um musical inspirado em um musical homônimo com participação do próprio John Travolta em 1971, passado na Califórnia no final da década de 50 e começo da década de 60 e . O filme conta a historia de um casal de estudantes, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), que trocam juras de amor no verão mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero, ele infantilmente a esnoba, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como plano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.

2 – Saturday Night Fever (John Travolta – romantico)

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: Embalos de Sábado à Noite

Ano: 1977

Sinopse: Tony Manero (personagem de John Travolta) é um jovem que vive no Brooklin. Ele é um excelente dançarino de disco music e só fica feliz nos fins de semana, depois de passar a semana trabalhando em uma loja de tintas. Enquanto se prepara para participar de um concurso em umadiscoteca, ele vive uma crise amorosa.

3 – Hair

Está no Netflix: Sim 🙂

Nome em português: Hair

Ano: 1979

Sinopse: De passagem por Nova Iorque, um dia antes de se apresentar para a ir a Guerra do Vietnã, um rapaz do interior que chega a Nova York conhece um grupo de hippies, com os quais passa a conviver. Com eles, aprende a ver o outro lado de uma guerra, e se apaixona por uma jovem de família rica. Sheila, a jovem milionária nova-iorquina por quem Claude se enamora e mais a tribo de hippies contrários à Guerra do Vietnã e adeptos dopacifismo, sexo livre e das drogas, tenta de várias maneiras convencê-lo a não ir para a guerra e queimar seu cartão de alistamento, como feito por eles.

4 – Swing Kids (O Batima sabe dançar *-*)

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: Os últimos rebeldes

Ano: 1993

Sinopse: Na Alemanha da Segunda Guerra Mundial, o ritmo swing se transforma no movimento subversivo dos jovens. Os estudantes de Engenharia Peter (Robert Sean Leonard) e Thomas (Christian Bale) são os Swing Kids da noite, sem deixar de apoiar Hitler e o regime nazista durante o dia. Ao som da música norte-americana, oficialmente proibida de ser tocada, um grupo de simpatizantes une-se a eles para praticar a dança. O impacto da decisão é sentido por seus amigos e familiares, já que os garotos passam a ser procurados pelos oficiais nazistas.

5 – The Great Gatsby (velho e novo)

Está no Netflix: Sim (o velho)

Nome em português: O Grande Gatsby

Ano: 1974 / 2013

Sinopse: (2013) Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Após ser convidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos torna-se uma forte amizade. Quando Nick descobre que seu amigo tem uma antiga paixão por sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.

6 – Hairspray (John Travolta – mãe! Oi? :O)

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: Hairspray

Ano: 2007

Sinopse: Em 1962, o sonho de todos os adolescentes da época, em Baltimore, era aparecer no The Corny Collins Show, um famoso programa de dança da televisão. Tracy Turnblad é uma jovem que adora dançar e ela impressiona os juízes do programa e acaba ganhando um espaço na atração. O seu sucesso acaba ameaçando a hegemonia de Amber von Tussle, e a disputa entre elas torna-se mais acirrada quando as duas jovens se interessam pelo mesmo rapaz, Link Lark. Ao mesmo tempo que Tracy e Amber disputam o título de Miss Hairspray, o contexto histórico-espacial toma parte do protagonismo no filme, na medida em que é promovida a integração racial por oposição à separação que se verificava até à época.

7 – Step Up (todos)

Está no Netflix: 

Nome em português: Se Ela Dança Eu Danço

Ano: 2006 / 2008 / 2010 / 2012 / 2014

Sinopse: (2006) Após depredar um colégio, Tyler Gage (Channing Tatum) é enviado para fazer serviços comunitários em uma escola de artes. Lá ele conhece Nora Clark (Jenna Dewan), uma bela aluna de dança moderna que precisa urgentemente de um novo parceiro. Tyler está acostumado com as danças de rua, mas reluta à idéia de ser o novo parceiro de Nora. Aos poucos ele aceita a idéia e passa a se envolver com Nora.

8 –What’s Love Got to Do With It

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: Tina

Ano: 1993

Sinopse:  Tina narra o conflituoso relacionamento de Tina Turner (Angela Bassett) com seu mentor e marido Ike (Laurence Fishburne) desde que se conheceram. O filme inicia-se mostrando Tina quando era cantora na cidade de Nutbush, no Tennessee. Lá, é descoberta por Ike Turner, um compositor, produtor musical e guitarrista já estabelecido no mundo da música. Os dois se envolvem romanticamente e se casam. Ike transforma Tina em uma estrela, mas sua fama o ameaça e ele se torna cada vez mais abusivo.

9 – Walk the Line

Está no Netflix: Sim 🙂

Nome em português: Johnny & June

Ano: 2005

Sinopse: O filme relata a vida do cantor Johnny Cash, desde sua infância com a morte de seu irmão mais velho, o tempo de serviço militar de Johnny, seu casamento com Vivian e suas tentativas a principio infrutíferas de se tornar cantor em Memphis, a chegada do sucesso nas turnês com Elvis,Jerry Lee Lewis e June Carter e seu problema com as drogas. No entanto, o foco principal do filme é a relação de Johnny com a também cantoraJune Carter.

10 – Across the Universe

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: Across the Universe

Ano: 2007

Sinopse: O filme começa em Liverpool, de onde o inglês Jude decide partir para os Estados Unidos em busca de seu pai. Lá ele conhece Max, um estudante rebelde. Torna-se seu amigo e se apaixona pela irmã de Max, Lucy. Esta por sua vez, acaba se envolvendo com emergentes movimentos de contra-cultura, da psicodelia aos protestos contra a Guerra do Vietnã. Em meio às turbulências da época, Jude e Lucy vão passar por situações que colocam sua paixão em choque.[1]

11 – Chicago

Está no Netflix: Sim 🙂

Nome em português: Chicago

Ano: 2002

Sinopse: As protagonistas do filme são as assassinas Velma Kelly e Roxie Hart. Velma é uma estrela de vaudeville cujo status de celebridade apenas aumenta após assassinar à sangue frio o marido adúltero e a irmã Veronica – a amante dele. Roxie é uma dona-de-casa que sonha em se tornar uma cantora famosa. Quando assassina seu amante Fred, que a enganou para poder manter relações sexuais com ela, é mandada para a penitenciária feminina onde conhece Velma.

12 – Burlesque

Está no Netflix: Sim 🙂

Nome em português: Burlesque

Ano: 2010

Sinopse: Ali (Christina Aguilera) é uma jovem de uma cidade do interior, com uma bela voz, que escapa da vida dura e de um futuro incerto e vai a Los Angeles, para concretizar os seus sonhos. Por acaso, ela chega a um teatro majestoso, porém em péssimo estado de conservação, The Burlesque Lounge, onde está sendo exibido um fantástico musical. Ali é contratada como garçonete por Tess (Cher), dona e administradora do teatro.

13 – Footloose (velho e novo)

Está no Netflix: Sim (novo)

Nome em português: Footloose

Ano: 1984 / 2011

Sinopse: (1984)  Ren McCormick é um rapaz criado na cidade grande que se muda para uma cidade pequena do interior. Disposto a organizar um baile de formatura, Ren acaba descobrindo que dançar não é permitido na cidade. Apaixonado por música, Ren decide lutar pela restauração da dança na cidade e, em meio a isso, acaba conquistando o coração de Ariel Moore. Entretanto, Ariel é a filha do conservador reverendo (pastor) Shaw Moore, responsável pelo banimento da dança na cidade, em virtude da morte de seu filho.

14 – Cry Baby (Johnny Depp seu lindo *-*)

Está no Netflix: Sim 🙂

Nome em português: Cry Baby

Ano: 1990

Sinopse: Baltimore, 1954. Lá vive Wade “Cry-Baby” Walker (Johnny Depp), um bad boy que é líder de um grupo. Ele é conhecido como “Cry-Baby” em virtude de chorar apenas por um olho, mas agora está apaixonado por Allison Vernon-Williams (Amy Locane), uma jovem rica que é criada pela avó, Mrs. Vernon-Williams (Polly Bergen), que considera “Cry-Baby” um delinqüente juvenil e não quer vê-lo junto da neta. Além disto, Baldwin (Stephen Mailer), o namorado de Allison que é líder dos “quadrados”, está totalmente contra “Cry-Baby” e o resto dos delinqüentes juvenis, assim lidera uma guerra santa contra eles. Isto gera pancadaria e vandalismo e os jovens delinqüentes são considerados culpados pelo caos, mas são liberados pelo juiz, com exceção de “Cry-Baby”, que é mandado para um reformatório.

15 – Dirty Dancing

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: Dirty Dancing – Ritmo Quente

Ano: 1987

Sinopse: Frances Houseman, conhecida como Baby, está passando férias com a família num resort nos Catskills, na Colônia de Férias Kellermans. Um dia, ajudando Bob a carregar melancias, ela descobre onde os funcionários do hotel se divertem e dançam. Lá conhece Johnny Castle, o instrutor de dança,o dançarino do hotel, e acaba se apaixonando por ele. Quando Penny, a parceira de dança de Johnny, fica grávida ao se envolver com um dos garçons,Robbie que se envolve com a irmã de Baby, Lisa, ela pede a Baby que dance em seu lugar. Mas o pai de Baby,Jake, não aprova, pois considera Johnny um irresponsável por, supostamente, ter engravidado Penny,o que não é verdade, e também pedido que fizesse um aborto(ter roubado carteiras).

16 – Billy Elliot

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: Billy Elliot

Ano: 2000

Sinopse: Billy Elliot (Jamie Bell) um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai sua nova atividade.

17 – Center Stage

Está no Netflix: Sim 🙂

Nome em português: Sob a Luz da Fama

Ano: 2000

Sinopse: Talentosos, um grupo de jovens se dedica exaustivamente arte da dança, sacrificando até mesmo seus simples prazeres pessoais para treinar com o vigor de atletas olímpicos. Enquanto vivem alegrias e tristezas relacionados ao amor e juventude, eles sonham com um lugar em uma famosa e seletiva academia de dança.

18 – White Nights

Está no Netflix:

Nome em português: O Sol da Meia-Noite

Ano: 1985

Sinopse: Nikolay Rodchenko (Mikhail Baryshnikov), um famoso bailarino soviético, havia desertado para viver nos Estados Unidos, tendo então adquirido a cidadania estadunidense. A caminho do Japão, onde faria o último espetáculo da turnê de sucesso que vinha fazendo pelo mundo, a aeronave onde está sofre pane e a única saída é pousar numa base militar da URSSDesesperado (pois é considerado um criminoso em seu país, tendo sido condenado a quinze anos por traição), Rodchenko procura rasgar seu passaporte para não ser descoberto. No pouso de emergência, acaba se ferindo e ficando inconsciente, sendo posteriormente reconhecido por um militar (Jerzy Skolimowski) na enfermaria.

19 – Top Hat

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: O Picolino

Ano: 1935

Sinopse: Jerry Travers é um dançarino estadunidense que vai a Londres para estrelar um show produzido por Horace Hardwick. Lá ele conhece e tenta impressionar Dale Tremont que está viajando com sua amiga Madge e o estilista Bates. Mas tudo dá errado quando Dale o confunde com Horace, o marido de sua melhor amiga.

20 – Singin’ in the Rain

Está no Netflix: Não 🙁

Nome em português: Cantando na Chuva

Ano: 1952

Sinopse: Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

21 – Flashdance

Está no Netflix: Sim 🙂

Nome em português: Flashdance – Em Ritmo de Embalo

Ano: 1983

Sinopse: Uma jovem de garra e talento não mede esforços para realizar o sonho de se tornar uma bailarina. Para isso, durante o dia, ela trabalha como operária e à noite trabalha como dançarina numa boate. No decorrer do filme, ela se envolve com seu chefe, Nick, e prepara-se para se candidatar a uma escola de dança de prestígio.

O que achou dessa lista? Gostou? Ta faltando algum filme importante? Comenta aqui e compartilha com a galera!

Beijos!

Posted in Jazz and tagged , , , .